Conforme a Coordenadoria de Trânsito e Mobilidade Urbana (CTMU), das abordagens feitas durante a operação, foram 58 testes de etilômetro. Contudo, 24 condutores estavam possivelmente embriagados, mas se recusaram a fazer o teste, e foram autuados, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Além disso, três motoristas foram autuados por ingestão alcoólica, de acordo com o teste, e um por crime de embriaguez ao volante.
Ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA). Conforme o CTB, condutores podem sofrer penalidades administrativas ou serem autuados por embriaguez.
Abordagens
Um veículo abordado na operação estava com o licenciamento vencido. Entretanto, o condutor optou por pagar os débitos durante a blitz, por meio de aplicativo bancário. A lei estadual 55.514/2020, denominada Veículo Legal, regulamenta que em ações de fiscalização pode ser ofertada aos motoristas a opção de regularizar os débitos durante a abordagem.
Conforme o superintendente de Trânsito, Alexandre Brondani Carvalho, nas ações também foram distribuídos materiais educativos com orientações para a segurança no trânsito.
A Balada Segura Educativa teve a participação de agentes da Coordenadoria de Trânsito, da Guarda Municipal, de policiais da Brigada Militar (BM) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF).
Confira o resultado da primeira edição da Balada Segura deste ano, realizado no final de semana em Santa Maria:
Veículos abordados – 86
Veículos recolhidos – 3
Condutor sem CNH – 2
Testes do etilômetro – 58
Autuados por recusa – 24
Autuados por teste – 3
Autuados por crime – 1
Total de autuados por embriaguez – 28
Total de autuações – 34